..

..

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Deusa Ganga - om hili hili mili mili ganga devi namaha

Apesar de não ser um dos principais Deuses,  a Deusa Ganga desempenha um papel importante na vida de muitas pessoas que seguem o hinduísmo, pois acreditam que ela teria sido encarnada, nascida como o Ruo Ganges. Ganga é essencialmente a personificação santificada do mais importante rio do povo hindu.



Os Puranas, são o equivalente no hinduísmo ára a Bíblia para os cristãos, e nele se afirma que tocar ou ver Ganga ( oi o Rio Ganges ) vai tirar o pecado desta e de outras encarnações. Devido a essa crença, a água do Rio Ganges é levada para o uso em cerimônias religiosas e limpezas sagradas. Outra crença  comum é que aqueles que morrem perto do Rio Ganges irão alcançar a felicidade sem pecados. A fim de replicar esta promessa de pós vida de contentamento, muitas famílias cremam seus entes queridos e colocam as cinzas no rio.




Além  de todas as atividades listadas anteriormente, um festival chamado "Ganga Dashami"  é  realizado a cada verão e celebra a Deusa e seu grande corpo de água. Povos  que comemoram este festival vão envolver-se em atividades como tomar banho no rio para limpar os pecados, incenso e luzes flutuantes, oferecendo ervas e leite para o rio e fazendo bolas de farinha para os peixes e outras formas de vida do rio.                            


Nenhum comentário:

Postar um comentário